A Telesul é uma empresa que já possui 25 anos de experiência no mercado, com um foco intrinsicamente ligado ao fornecimento de soluções na área de telecomunicações, sempre utilizando em seus servidores produtos Microsoft. A empresa se tornou membro do Microsoft Partner Network em junho deste ano, obtendo a certificação Gold em Communications e Silver em Midmarket Solution Provider.

Para Gilberto Ventura, o Diretor de Tecnologia e Inovação da Telesul, a parceira com a Microsoft aconteceu de forma natural e hoje é essencial para a evolução dos negócios da empresa. “Como já utilizávamos as soluções da Microsoft, nos tornamos parceiros para nos especializarmos, gerar novos negócios e alavancar resultados. Além disso, o Microsoft Lync é um produto que atende à demanda de nossos clientes que hoje necessitam de uma plataforma unificada e integrada à telefonia que tenha uma interface que já é muito bem conhecida do usuário que utiliza Microsoft Office”, conta o diretor.

Para a empresa, trabalhar com o Lync é olhar para frente, uma vez que a plataforma é considerada uma abertura para uma nova era. “O Lync representa novas oportunidades de negócio para a Telesul, pois com o produto, o ganho de produtividade do usuário final transcende a soma dos ganhos de produtividade obtidos com o uso de soluções distintas de telefonia, vídeo conferência, mensagens instantâneas e ferramentas de colaboração”, afirma Ventura.

Na Telesul, após a obtenção da certificação Gold, a empresa decidiu implantar o Lync em seu próprio ambiente corporativo. “Ficamos surpreendidos com a facilidade de adoção inclusive para os usuários não técnicos que hoje já se habituaram ao produto e não sabem trabalhar sem ele”, diz o diretor.

Na implantação realizada na empresa, o Lync foi integrado com as plataformas: Audiocodes, Polycom, Avaya, Aruba Networks, Plantronics e Snom. A Telesul é parceira desses fabricantes e possui profissionais certificados por essas organizações em seu time. “Homologamos o Lync em ambientes com servidores Dell e HP com a utilização do Hyper-V e Windows Server sendo que os serviços críticos estão sendo monitorados pelo NOC da Telesul”. Além disso, a empresa homologou e testou a integração do Lync do Office 365 no ambiente corporativo. Hoje, a Telesul possui mais de 120 profissionais utilizando o Lync diariamente nas comunicações com os clientes, com parceiros e fornecedores federados.

Para Ventura, um ponto forte da parceria é a forma como os novos membros são recebidos no Microsoft Partner Network. “Algo que me chamou a atenção foi a disponibilidade e qualidade do suporte ao novo parceiro, pois, mesmo antes de nos tornarmos parceiros de fato, quando necessitamos, recebemos um suporte técnico excelente em que percebemos a preocupação da Microsoft com o ’engajamento‘ do novo parceiro”, afirma o diretor.

Em pouco tempo de parceria, a Telesul conquistou a competência Gold. “Atingimos esse nível de parceria com muita agilidade pois investimos muito no preparo dos nossos recursos profissionais e em equipamentos de laboratório. O rápido desenvolvimento de nossa equipe foi resultado desse investimento e acreditamos que o parceiro deve focar no que conhece mais pois dessa forma será mais efetivo, garantirá resultados mais rápidos e conquistará clientes satisfeitos”.

Este ano, a Telesul marcou presença no WPC 2012. Para o parceiro, a participação no evento é uma grande porta para novos contatos. “Para o parceiro da Microsoft é importantíssimo ter a oportunidade de encontrar com executivos da Microsoft e conhecer mais sobre os produtos atuais e saber sobre os produtos que estão por vir. O evento também permite o estabelecimento de contatos com vários outros parceiros e criação de uma rede de relacionamento com eles”, afirma Ventura.

Para o próximo ano, a Telesul pretende continuar com a parceira firmada com a Microsoft e aumentar os investimentos. A empresa já está cadastrada no PSLP, para, em janeiro do próximo ano, se tornar um parceiro credenciado a prestar suporte completo para usuários Lync incluindo telefonia, equipamentos de rede e vídeo conferência. “Iniciamos a parceria com o Lync pois somos uma empresa especializada em telecomunicações, no entanto, somos integradores de solução e também conhecemos Windows Server, Active Directory, Rede, Exchange, Office 365 e estamos ampliando nossos conhecimentos em Sharepoint para compormos uma solução completa para nossos clientes. Temos no nosso planejamento para em 2013 ampliarmos nossas competências com Microsoft”, conclui o diretor da Telesul.