O Nordeste sai na frente com a Ávila Soluções na conquista de duas competências Gold no novo programa de parcerias da Microsoft – o MPN (Microsoft Partner Network). Focada nas ferramentas .NET e SQL Server, a empresa acumula mais de 12 anos de experiência no mercado de tecnologia da informação. A Ávila Soluções foi o primeiro parceiro da Microsoft no Brasil a conquistar as certificações Gold em Business Intelligence e Data Platform e uma das primeiras empresas na América Latina.

“Quando soubemos dos detalhes do novo programa de parcerias enxergamos uma oportunidade, principalmente ao tomarmos conhecimento do novo nível de certificações e qualificações, agora muito mais exigente”, explica Fábio Ávila, diretor presidente da empresa. O empresário revela que já sentia falta de um grau mais elevado de requisitos para que houvesse reconhecimento mais consistente do mercado.

No novo MPN, para conquistar a competência Gold, o parceiro deve preencher requisitos que comprovem seu conhecimento, experiência e qualidade. São eles: ter quatro ou mais profissionais certificados e exclusivos para a categoria ou um produto avançado testado; cinco referências de clientes e pesquisa de satisfação; dois assessments de sales e marketing e um assessments de licensing.

O novo formato do programa de parcerias atende a uma demanda de parceiros e clientes da Microsoft. A pesquisa Value of Training and Certification Survey, realizada pela Amazon Consulting, revela que 80% dos clientes acreditam em conselhos de parceiros caso eles possuam certificações técnicas relevantes. O estudo também mostra que 60% deles estão dispostos a pagar mais pelos serviços de parceiros com certificações superiores.

Foco de ouro

A Ávila Soluções mantém-se estruturada para atender a três demandas específicas de mercado: business intelligence, administração de banco de dados e confecção de software sob medida. Nas três frentes a companhia trabalha com as tecnologias Microsoft, por isso a importância de uma parceria estreita com a marca. “Nossa estratégia sempre foi baseada em ter focos muito específicos, fazemos parcerias para atender outras linhas, mas preferimos manter o foco. Por isso, somos referência nas tecnologias que atendemos e precisamos de reconhecimento nestes nichos”, afirma Ávila.

Para Carlos Bastos, Partner Account Manager da Região Norte Nordeste responsável pela Ávila Soluções (PAM), o parceiro enxergar as novas especificações do programa como oportunidade reflete o compromisso da Ávila com suas especialidades. “Certamente a especialização da Ávila Soluções é um diferencial, com este foco eles puderam diferenciar-se e serem os primeiros parceiros a conquistar as duas competências Gold em Business Intelligence e Data Platform”, avalia Bastos.

Para Bastos, esta é uma tendência no mercado de TI. “A maioria dos parceiros trabalha com um leque muito grande de competências e não possui uma quantidade significativa de funcionários específicos para cada uma das especialidades. Este perfil muito generalista deve mudar com o novo MPN, nos adaptamos a uma nova dinâmica do mercado”, acredita. Ele avalia que a competência Gold mostra ao mercado a capacitação do parceiro para entregar o serviço da melhor maneira possível. “Com tal certificação, o ROI (retorno sobre investimento) do cliente e do parceiro aumentam, pois a solução é implementada em menos tempo e com mais qualidade”, afirma.

Trilha do sucesso

Encarar um desafio como oportunidade foi o grande diferencial na estratégia da Ávila Soluções para a conquista das duas competências. Mas além de garra e determinação, planejamento foi parte fundamental desta história. “Vejo três pilares no sucesso da Ávila: foco, planejamento e a visão de oportunidade”, avalia Bastos. Para ele, o planejamento foi essencial para que a empresa atendesse aos novos requisitos do programa dentro do prazo de renovação.

“Traçamos um objetivo principal: obter a credencial Gold em Data Platform. Nossa meta secundária era conquistar a segunda competência, em BI, e sabíamos que precisaríamos de um esforço maior para alcançá-la. Com muita dedicação conseguimos selar a renovação de nossa parceria no novo programa MPN com as duas competências Gold”, revela Ávila.

Equipe vencedora

Um dos requisitos para a conquista da competência Gold é a dedicação de quatro profissionais certificados e exclusivos. O planejamento da Ávila Soluções para a conquista das duas competências previa a certificação de dez profissionais. “Em nosso planejamento incluímos mais colaboradores que os oito necessários para as duas competências para evitarmos problemas, como a saída de um funcionário da empresa, por exemplo. Cercamos a Ávila de todas as garantias possíveis para alcançar um bom resultado”, conta o empresário.

A criatividade foi peça fundamental neste caminho, para motivar os especialistas a empresa ofereceu àqueles que conquistassem a certificação uma viagem com acompanhante a um resort paradisíaco. A bonificação rendeu ótimos resultados, os dez colaboradores conquistaram a certificação e a premiação. “Sentimos a equipe muito motivada, eles sabiam que a conquista era importante não somente para o prêmio, mas principalmente para sua rotina, eles estariam mais preparados para suas atividades e conheceriam ainda melhor o produto com o qual trabalham”, avalia.

Outra etapa para a competência Gold é a apresentação de cinco referências de clientes, para a Ávila Soluções este não foi um problema. “Temos um ótimo relacionamento com nossos clientes e acumulamos casos de sucesso ao longo do tempo, portanto este requisito foi preenchido de maneira tranquila pelo nosso time”, relata o parceiro.

Futuro promissor

A Ávila Soluções colhe os frutos de sua estratégia focada na especialização, o crescimento da empresa nos últimos três anos é expressivo e fica muito acima da média do mercado de TI, alcançando até 50%. “Estamos praticamente dobrando a cada dois anos. Escolhemos trabalhar com um produto cada vez mais amplo. O SQL é uma plataforma de dados com soluções cada vez mais abrangentes, estamos sempre nos adequando ao que o cliente precisa e buscando as novidades da solução. Fazemos uso dos novos recursos do SQL e temos uma abrangência cada vez maior”, avalia o empresário.

A meta da empresa em 2011 é de manter a taxa de crescimento de 50%, para vencer este desafio, a Ávila aposta na expansão geográfica. Desde fevereiro, o parceiro da Microsoft está presente em Salvador. Outras capitais estratégicas do Nordeste, como João Pessoa e Fortaleza, fazem parte do plano de expansão da Ávila. A operação da empresa cidade baiana já rende bons resultados. A Ávila venceu uma concorrência e é responsável por um projeto para o Desenbahia, a agência de fomento do Estado da Bahia. “A conquista das competências Gold foram fundamentais para a vitória neste certame, pois apenas a Ávila possuía os requisitos exigidos no edital”, explica Bastos.

“Estamos ampliando nossa equipe e mudando para uma sede quatro vezes maior. É importante ressaltar que o reconhecimento do mercado é o que impulsiona nosso crescimento, por isso a importância de conquistar certificações Gold para nosso negócio”, finaliza.

Confira o perfil da Ávila Soluções no Pinpoint.